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Alimentos para Acelerar o Metabolismo e Emagrecer

Antes de começar a falar sobre as dicas para acelerar o seu metabolismo, precisamos explicar o que realmente é metabolismo. A maioria das pessoas no geral ouve os mais diversos absurdos de amigos como: “O alimento x e o suplemento y, vai ajudar a acelerar seu metabolismo muito mais”.

Mas é preciso entender que não é somente os alimentos e os suplementos que vão ajudar você no processo de emagrecimento, e sim, aliar essas coisas que falamos aqui a alguma atividade física, como por exemplo, a musculação, na qual possui inúmeros benefícios para todos os objetivos desejados e o mais recomendado para tudo.

Por isso, leia com bastante atenção esse post para saber os pontos chaves, e é claro, com várias dicas para você de como acelerar o metabolismo para conseguir emagrecer muito mais rápido.

O que é o metabolismo?

O metabolismo nada mais é do que um conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no corpo, controlando a síntese e a degradação de substâncias no organismo. Desta forma, faz com que funções como respiração, regulação da temperatura corporal e geração de energia sejam possíveis.

Além disso, o metabolismo pode ser classificado dentro das seguintes fases:

Anabolismo

Permite a produção de moléculas mais complexas, como por exemplo, as proteínas, a partir de moléculas mais simples, os aminoácidos.

Catabolismo

Permite a produção de moléculas mais simples, a partir de outras mais complexas, como por exemplo, água e energia (ATP), a partir da glicose.

Depois de compreendido essas fases do metabolismo, é preciso entender que para o organismo se encontrar em homeostase, o anabolismo e o catabolismo precisam se encontrar em equilíbrio.

Porque quando o anabolismo está mais presente que o catabolismo, há um ganho de massa muscular. Já quando ocorre o contrário, o organismo perde massa, situação característica de longos períodos em jejum.

O que atrasa o metabolismo?

Alguns hábitos diários podem acabar atrapalhando os esforços para perda de peso, por desacelerar o metabolismo, tal que muita gente se pergunta:

“Estou comendo pouco, mas mesmo assim não emagreço!”

A resposta para essa dúvida pode ser: seu metabolismo está lento. Logo, em muitos casos, os responsáveis por essa lentidão são os hábitos praticados no dia a dia.

Por isso, é preciso ficar atento e evitar estes hábitos para aumentar o seu potencial de queima de gordura, e atingir os objetivos.

Dormi Pouco

A falta de sono atinge diretamente o nosso sistema endócrino.

Então, se não conseguirmos dormir o suficiente, produzimos mais cortisol, logo, isso aumenta o armazenamento de gordura.

Além disso, noites mal dormidas podem resultar em um ganho de peso.

Não comer o Suficiente

Uma dieta restrita em calorias pode forçar o corpo a entrar em “modo de sobrevivência”, o que resulta na desaceleração do metabolismo, e faz com que o corpo armazene gordura, ou seja, não comer o suficiente inibe o aumento do metabolismo.

Portanto, não se deve pular refeições, e nem passar horas e horas em jejum.

Estar Desidratado

Os níveis de hidratação também interferem no metabolismo, já que o corpo precisa de água para exercer processos metabólicos.

Por isso, quando não ingerimos o suficiente de água por dia, o metabolismo tende a ficar mais lento.

O ideal é beber de 8 a 10 copos de água por dia, no entanto, a quantidade exata para cada um pode ser calculada através do peso.

Comer carboidratos Refinados

Os produtos refinados é outro vilão para o metabolismo.

Eles irão contribuir de forma negativa para a produção de insulina, o principal hormônio que regula a resposta do armazenamento de gordura.

Assim, a escolha de fontes naturais, vegetais e fibras é a melhor opção para aumentar a queima de gordura.

Comer pouca Proteína

O excesso não é bom, mas comer pouco, também não.

Em vista disso, vale a pena incluir uma porção de proteína nas principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar.

Fazer apenas exercícios Aeróbicos

Isso é outra coisa que deve ser evitada.

Exercícios aeróbicos são ótimos, sem dúvidas, porém, devem ser conciliados com a musculação, por exemplo, para assim trazer mais resultados, e consequentemente, aumentar a taxa metabólica basal.

Alimentos também ajudam a Acelerar o Metabolismo

Os alimentos também outros aliados quando o assunto é acelerar o metabolismo.

Assim, eles ser chamados de termogênicos, pois são capazes de aumentar a temperatura corporal e consequentemente aumentar a queima de gordura, ou seja, acelerar o metabolismo. Logo, auxiliam no emagrecimento, e também ajudam a controlar o peso.

Então, listamos alguns dos alimentos que devem estar presentes na mesa de todas as pessoas, principalmente daquelas que tem como objetivo, a perda de peso:

Pimenta Vermelha

Muitos não gostam, mas a pimenta, e em destaque a vermelha, aumenta o metabolismo em até 15%.

Basta adicionar 3 gramas dela ao dia em temperos de pratos quentes e saladas.

Chá Verde

É outro que atua como fonte de energia, dando estímulo metabólico, tal que é muito usado até mesmo por atletas em época de preparação para campeonatos.

O indicado é beber quatro xícaras ao dia, porém, vale lembrar que deve ser tomado puro, sem açúcar ou adoçante.

Café

Por ser rico em cafeína, o café é responsável por acelerar o metabolismo.

A quantidade recomendada é de até 5 xícaras de 150ml por dia. No entanto, quem possui gastrite, pressão alta e insônia, precisa ficar atento ao seu consumo.

Canela

A canela também é outro alimento bastante usado quando o assunto é o emagrecimento, acelerar o metabolismo, sem contar, que ela possui um alto teor de cálcio.

Pode ser usado nos pratos quentes, molhos, saladas, e claro, nas sobremesas.

Gengibre

O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%, por isso, também um grande aliado no emagrecimento.

Pode ser consumido nos temperos de carne, aves e peixes, em sopa e até mesmo em forma de chá, que é bastante usado.

Ômega 3

Essa substância auxilia a não reter líquido, e no aumento do metabolismo basal.

O ômega 3 pode ser encontrado nos peixes como atum, salmão e sardinha.

Então, é sempre recomendado colocar uma porção de um deles no prato principal da sua refeição.

Fibras Naturais

As fibras são capazes de manter a saciedade por mais tempo, agindo assim no metabolismo basal.

Sem contar, que melhoram a microflora intestinal, e são fundamentais para absorção de nutrientes.

Veja as 10 dicas para Acelerar o Metabolismo para Emagrecer

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